Properties
Definição
As propriedades do sistema são informações salvas no estilo do bundle, seguindo a ideia:
chave=valor
No entanto as informações são salvas no banco de dados e não em arquivos.
Quando o usuário tem uma empresa definida na sua sessão, chamadas de fachada que necessitam autenticação, os métodos abaixo podem ser utilizados para acessar as propriedades da empresa corrente:
- deleteProperty(...);
- getProperty(...);
- setProperty(...);
O sistema permite ainda que propriedades sejam acessadas em outros schemas de empresas que não o atual da sessão, utilizando os métodos:
- deletePropertyOnSchema(...);
- getPropertyOnSchema(...);
- setPropertyOnSchema(...);
Para salvar essas informações cada Schema de empresa tem a tabela k_property com as colunas property e value. Bem como a coluna id por exigência do funcionamento do BISDAO.
O conteúdo da tabela é acessado pelo objeto PropertyVO no BIS, embora haja métodos específicos na fachada para trabalhar com as propriedades, facilitando a recuperação do objeto e valor da propriedade sem ter de criar MOs ou outras consultas mais complicadas.
Propriedades do Kernel
Note que a tabela de salvamento das propriedades faz parte do Schema das empresas e não do Kernel. Isso porque desta maneiras as propriedades de cada empresa ficam isoladas umas das outras. O problema desta abordagem é que as propriedades que são do Domínio da aplicação (propriedades que não pertencem a nenhuma empresa, mas sim a configuração do próprio sistema) não tem uma tabela para serem salvas no Schema do Kernel.
A solução definida é que as propriedades de Domínio são salvas na empresa "1", ou seja, a empresa do próprio BIS no sistema. Essa empresa não pode ser apagada e detém várias informações de âmbito geral do sistema. No caso, as propriedades do Kernel (de Domínio) tem sempre o prefixo "domain." no nome da propriedade. E devem sempre ser manipuladas pelos métodos específicos da fachada:
- deletePropertyDomain(...);
- getPropertyDomain(...);
- setPropertyDomain(...);
![]() |
|