COP
O COP - Classificação da Operação - é um objeto de mapeamento do BIS. Embora o nome se pareça com o CFOP - Classificação Fiscal da Operação - que são os códigos de 4 dígitos da NF definidos pela receita, eles não devem ser confundidos!
O COP, representado no sistema pelo COPVO, é um mapeamento das operações reais da empresa com as funcionalidades do sistema. Em outras palavras, o COP ajuda a definir o que o sistema deve fazer com as informações recebidas pelo usuário.
A melhor maneira de entender é exemplificando: imagine que o cliente dá a entrada de um documento fiscal (NF) no sistema. E na NF temos alguns itens:
- Compra de um equipamento para produção
- Compra de Mercadoria para Revenda
- Compra de Matéria Prima
- Compra de Material para Uso e Consumo
- Bonificação de Mercadoria
- Retorno de Equipamento que Fora para Manutenção
Nesse exemplo de NF, cada itens precisa receber um tratamento diferente no sistema:
- Compra de Equipamento - precisa dar entrada na tabela de equipamentos do ativo para depreciação, numeração do patrimônio e não gera lançamento de estoque.
- Compra de Mercadorias para Revenda / Compra de Matéria Prima / Compra de Material para Uso e Consumo - Devem gerar entradas no estoque, mas não mechem em nada com depreciação
- Bonificação de Mercadoria - Geram entradas no estoque, mas podem receber tratamento diferenciado no cálculo do crédito tributário.
- Retorno de Equipamento - Não gera lançamento de estoque, não altera tabela de depreciação ou de ativo.
Portanto, cada entrada de nota o usuário precisa identificar a operação sendo realizada para que o BIS possa realizar os lançamentos/controles internos necessários automaticamente.
![]() |
|