Camada de Apresentação - Vaadin: mudanças entre as edições

De BIS Wiki
Ir para navegação Ir para pesquisar
Criou página com 'Uma vez que a camada de negócio (CRUD) foi publicada através da fachada, qualquer sistema pode acessar teus métodos. Pode ser uma integração de outro sistema, uma 'ca...'
 
 
(Uma revisão intermediária pelo mesmo usuário não está sendo mostrada)
Linha 1: Linha 1:
Uma vez que a camada de negócio ([[CRUD]]) foi publicada através da fachada, qualquer sistema pode acessar teus métodos. Pode ser uma integração de outro sistema, uma 'casca' webservice, ou algum tipo de interface para o usuário seja web, mobile, etc.
Uma vez que a camada de negócio ([[CRUD]]) foi publicada através da fachada, qualquer sistema pode acessar teus métodos. Pode ser uma integração de outro sistema, uma 'casca' webservice, ou algum tipo de interface para o usuário seja web, mobile, etc.


O BISCore oferece algumas bibliotecas usando o Vaadin como base para construção de uma interface para o usuário para o ambiente web. Essa biblioteca contém componentes, alguns abstratos outros completos, para facilitar o desenvolvimento da interface web no padrão do BIS. Funções visuais, controle de menus, etc.
O BISCore oferece algumas bibliotecas usando o Vaadin como base para construção de uma interface para o usuário para o ambiente web. '''Sendo esta a interface "oficial" da aplicação.''' Essa biblioteca contém componentes, alguns abstratos outros completos, para facilitar o desenvolvimento da interface web no padrão do BIS. Funções visuais, controle de menus, etc.
 
== Funcionamento ==
 
O funcionamento da camada de apresentação tem o mesmo princípio de plugins que o core. O plugin BISCore disponibilizar algumas classes e um padrão para que cada plugin possa fazer sua própria interface se integrar na interface padrão do sistema.
 
Para interagir com a UI oferecida pelo BISCore, e implementar a interface de um plugin no sistema, basta que o plugin crie uma classe herdeira de '''HttpServlet''' e implemente a interface '''[[VaadinPlugin]]'''. A interface [[VaadinPlugin]] define todos os métodos necessários e usados para integração dos plugins na camada de apresentação.
 
Uma vez que a classe estiver criada devemos sobrescrever o método ''init(...)'' de HttpServlet. Este método é evocado assim que o servidor http (dentro do glassfish) é levantado. Dentro deste método o plugin deve se registrar na fila de carregamento do Gerenciador de Plugins de Apresentação: o '''[[VaadinPluginManager]]'''.
 
O [[VaadinPluginManager]]é o responsável por gerenciar todos os plugins da camada de apresentação, inclusive fazendo a integração com os plugins da camada de negócio (CRUD) quando necessário.
 
Uma vez que o plugin se registrou no [[VaadinPluginManager]], o gerenciador, no momento certo, passará a chamar os métodos definidos na interface [[VaadinPlugin]] para obter todas as informações necessárias do Plugin e integra-lo ao sistema.
 
Para entender melhor sobre a comunicação e funcionamento dos Plugins veja os tópicos do [[VaadinPluginManager]] e [[VaadinPlugin]].

Edição atual tal como às 22h25min de 8 de setembro de 2015

Uma vez que a camada de negócio (CRUD) foi publicada através da fachada, qualquer sistema pode acessar teus métodos. Pode ser uma integração de outro sistema, uma 'casca' webservice, ou algum tipo de interface para o usuário seja web, mobile, etc.

O BISCore oferece algumas bibliotecas usando o Vaadin como base para construção de uma interface para o usuário para o ambiente web. Sendo esta a interface "oficial" da aplicação. Essa biblioteca contém componentes, alguns abstratos outros completos, para facilitar o desenvolvimento da interface web no padrão do BIS. Funções visuais, controle de menus, etc.

Funcionamento

O funcionamento da camada de apresentação tem o mesmo princípio de plugins que o core. O plugin BISCore disponibilizar algumas classes e um padrão para que cada plugin possa fazer sua própria interface se integrar na interface padrão do sistema.

Para interagir com a UI oferecida pelo BISCore, e implementar a interface de um plugin no sistema, basta que o plugin crie uma classe herdeira de HttpServlet e implemente a interface VaadinPlugin. A interface VaadinPlugin define todos os métodos necessários e usados para integração dos plugins na camada de apresentação.

Uma vez que a classe estiver criada devemos sobrescrever o método init(...) de HttpServlet. Este método é evocado assim que o servidor http (dentro do glassfish) é levantado. Dentro deste método o plugin deve se registrar na fila de carregamento do Gerenciador de Plugins de Apresentação: o VaadinPluginManager.

O VaadinPluginManageré o responsável por gerenciar todos os plugins da camada de apresentação, inclusive fazendo a integração com os plugins da camada de negócio (CRUD) quando necessário.

Uma vez que o plugin se registrou no VaadinPluginManager, o gerenciador, no momento certo, passará a chamar os métodos definidos na interface VaadinPlugin para obter todas as informações necessárias do Plugin e integra-lo ao sistema.

Para entender melhor sobre a comunicação e funcionamento dos Plugins veja os tópicos do VaadinPluginManager e VaadinPlugin.