COP: mudanças entre as edições

De BIS Wiki
Ir para navegação Ir para pesquisar
Sem resumo de edição
 
(Uma revisão intermediária pelo mesmo usuário não está sendo mostrada)
Linha 33: Linha 33:
* '''Nova Versão''' - O sistema pode ter uma função similar a de duplicar que "permita a alteração", mas que na verdade coloque o objeto anterior como desativado (ou excluído) e que coloque o novo no lugar.
* '''Nova Versão''' - O sistema pode ter uma função similar a de duplicar que "permita a alteração", mas que na verdade coloque o objeto anterior como desativado (ou excluído) e que coloque o novo no lugar.


== Validações ==
* '''[ve0001] - Se ignorePISCOfinsItemRules for true, as definições das regras são obrigatórias'''
* '''[ve0002] - Se ignoreICMSItemRules for true, as definições das regras são obrigatórias'''
* '''[ve0003] - Nome deve ser único entre COPs ativos'''


= COP Vs. CFOP =
= COP Vs. CFOP =
Linha 47: Linha 52:
* Finalidade do Item declarado no item associado à entrada;
* Finalidade do Item declarado no item associado à entrada;


O sistema exibe os objetos '''CFOPCOrrelationVO''' existentes resultantes do filtro acima. Em muitos casos, depois de aplicado os filtros, só restará uma opção. Nestes casos em que só resta uma opção o sistema seleciona essa opção automaticamente, permitindo que a entrada de NFe consiga ser um processo mais rápido e fácil. Quando o resultado há mais de uma opção o sistema não deve escolher automaticamente, e forçar o usuário a observar as opções disponíveis.
O sistema exibe os objetos '''CFOPCorrelationVO''' existentes resultantes do filtro acima. Em muitos casos, depois de aplicado os filtros, só restará uma opção. Nestes casos em que só resta uma opção o sistema seleciona essa opção automaticamente, permitindo que a entrada de NFe consiga ser um processo mais rápido e fácil. Quando o resultado há mais de uma opção o sistema não deve escolher automaticamente, e forçar o usuário a observar as opções disponíveis.


O '''CFOPCorrelationVO''' escolhido indicará as seguintes informações:
O '''CFOPCorrelationVO''' escolhido indicará as seguintes informações:
* Qual o COP a ser utilizado - que orienta as 'atitudes' que o sistema deve tomar, conforme visto na descrição da funcionalidade do COP;
* Qual o COP a ser utilizado - que orienta as 'atitudes' que o sistema deve tomar, conforme visto na descrição da funcionalidade do COP;
* Qual o COFP de entrada a ser utilizado na escrita contábil
* Qual o COFP de entrada a ser utilizado na escrita contábil

Edição atual tal como às 15h53min de 28 de dezembro de 2021

O COP - Classificação da Operação - é um objeto de mapeamento do BIS. Embora o nome se pareça com o CFOP - Classificação Fiscal da Operação - que são os códigos de 4 dígitos da NF definidos pela receita, eles não devem ser confundidos!

O COP, representado no sistema pelo COPVO, é um mapeamento das operações reais da empresa com as funcionalidades do sistema. Em outras palavras, o COP ajuda a definir o que o sistema deve fazer com as informações recebidas pelo usuário.

O COP é divido em tipos conforme a tratativa que o sistema deve dar. Os tipos de da COP estão melhor explicados no tópico NF#Entrada de Informações_da_NF junto com as definições de entrada da NF.

A melhor maneira de entender é exemplificando: imagine que o cliente dá a entrada de um documento fiscal (NF) no sistema. E na NF temos alguns itens:

  • Compra de um equipamento para produção
  • Compra de Mercadoria para Revenda
  • Compra de Matéria Prima
  • Compra de Material para Uso e Consumo
  • Bonificação de Mercadoria
  • Retorno de Equipamento que Fora para Manutenção

Nesse exemplo de NF, cada itens precisa receber um tratamento diferente no sistema:

  • Compra de Equipamento - precisa dar entrada na tabela de equipamentos do ativo para depreciação, numeração do patrimônio e não gera lançamento de estoque.
  • Compra de Mercadorias para Revenda / Compra de Matéria Prima / Compra de Material para Uso e Consumo - Devem gerar entradas no estoque, mas não mechem em nada com depreciação
  • Bonificação de Mercadoria - Geram entradas no estoque, mas podem receber tratamento diferenciado no cálculo do crédito tributário.
  • Retorno de Equipamento - Não gera lançamento de estoque, não altera tabela de depreciação ou de ativo.


Portanto, cada entrada de nota o usuário precisa identificar a operação sendo realizada para que o BIS possa realizar os lançamentos/controles internos necessários automaticamente.


COP é uma Tabela de Domínio
Tenha em mente que COP é uma tabela de domínio, ou seja, as classificações criadas não são específicas para a empresa. Ao criar uma nova COP é necessário ter em mente o ambiente como um todo!

Talvez, no futuro, seja necessário filtrar as COPs de acordo com atributos da empresa. Como, por exemplo, para ter COPs que sejam aplicáveis para empresas do Simples e outras para LP ou LR.

Requisitos

  • Objeto Imutável - O COP deve ser imutável. Uma vez que ele ele foi confirmado e salvo no Banco de dados não pode mais ser alterado. Isso para preservar as informações da COP no momento da entrada da nota. Caso necessário o COP pode ser excluído se não estiver ainda em uso (exclusão limitada por constraints do banco de dados), ou desabilitado caso já esteja em uso.
  • Nome único - O Nome deve ser único entre os objetos ativos para evitar confusão.
  • Nova Versão - O sistema pode ter uma função similar a de duplicar que "permita a alteração", mas que na verdade coloque o objeto anterior como desativado (ou excluído) e que coloque o novo no lugar.

Validações

  • [ve0001] - Se ignorePISCOfinsItemRules for true, as definições das regras são obrigatórias
  • [ve0002] - Se ignoreICMSItemRules for true, as definições das regras são obrigatórias
  • [ve0003] - Nome deve ser único entre COPs ativos

COP Vs. CFOP

Para ajudar o usuário a escolher - ou melhor para prevenir que ele escolha errado - o BIS apresenta uma tabela de correlação entre o CFOP e o COP, representado pelo objeto CFOPCorrelationVO.

Este objeto tem a finalidade de filtrar as ações do usuário no momento de entrada da Nota. Evitando que o usuário faça escolhas incoerentes. Por exemplo:

  • caso o CFOP da Nota de entrada indique que é uma bonificação o sistema filtrará as opções de operação exibidas, impedindo que ele escolha uma COP de "Compras" ou "Retorno de Equipamento" .
  • caso o produto associado do sistema tenha a finalidade definida como "Item de Revenda", ele fica impedido de escolher a opção de "Compra de Ativo Imobilizado" ou de "Compra de Matéria Prima".

Atualmente o mapeamento correlaciona as seguintes informações de entrada:

  • CFOP declarado na NF de entrada;
  • Finalidade do Item declarado no item associado à entrada;

O sistema exibe os objetos CFOPCorrelationVO existentes resultantes do filtro acima. Em muitos casos, depois de aplicado os filtros, só restará uma opção. Nestes casos em que só resta uma opção o sistema seleciona essa opção automaticamente, permitindo que a entrada de NFe consiga ser um processo mais rápido e fácil. Quando o resultado há mais de uma opção o sistema não deve escolher automaticamente, e forçar o usuário a observar as opções disponíveis.

O CFOPCorrelationVO escolhido indicará as seguintes informações:

  • Qual o COP a ser utilizado - que orienta as 'atitudes' que o sistema deve tomar, conforme visto na descrição da funcionalidade do COP;
  • Qual o COFP de entrada a ser utilizado na escrita contábil