Mudanças entre as edições de "Contas à Pagar e Receber"

De BIS Wiki
Ir para navegação Ir para pesquisar
 
Linha 1: Linha 1:
A gestão de contas a pagar e receber será feita toda a partir de um único objeto (o '''BillVO'''), e uma única tela. Há várias maneiras de se cadastrar uma conta a pagar/receber no sistema, seja manualmente, através de uma nota, lançando inclusive contas já pagas através da importação de extratos bancários OFX (como tarifas bancárias, recebimentos de cartões, etc.). Cada parte do sistema criará os objetos e salvará, fazendo já a conciliação (atrelando à alguma conta financeira ou não) conforme os casos de usos das demais funções.
+
A gestão de contas a pagar e receber será feita toda a partir de um único objeto (o '''BillVO'''), e uma única tela. Há várias maneiras de se cadastrar uma conta a pagar/receber no sistema, seja manualmente, através de uma nota. Cada parte do sistema criará os objetos e salvará, fazendo já a conciliação (atrelando à alguma conta financeira ou não) conforme os casos de usos das demais funções.
  
 
Uma conta à pagar/receber não é atrelada a nenhuma conta enquanto esta não for executada (paga ou recebida).
 
Uma conta à pagar/receber não é atrelada a nenhuma conta enquanto esta não for executada (paga ou recebida).
Linha 5: Linha 5:
  
 
* '''Validação Extras:'''
 
* '''Validação Extras:'''
** '''Boletos:'''
+
** '''[ve0001] Código de Barras / Código Numérico Obrigatório''' - Devem conter sempre o código de barras, mesmo que o usuário entre a representação numérica, o sistema deve converter e salvar ambas as informações. Esta validação se aplica apenas para os títulos com códigos de barras como Boleto, Contas de Consumo, alguns tributos, etc.
*** '''[ve0001] Código de Barras Obrigatório''' - Devem conter sempre o código de barras, mesmo que o usuário entre a representação numérica, o sistema deve converter e salvar o código de barras.
+
** '''[ve0004] Verificar se Código de Barras e Código Numérico são compatíveis''' - Garantir que ambos os valores salvos são referência um do outro.
*** '''[ve0002] Beneficiário, Pagador e Sacador Obrigatórios''' - É obrigatório informar o Pagador, o sacador e o beneficiário para todos os boletos cadastrados. O cadastro do boleto já deve verificar se a pessoa tem o CNPJ/CPF cadastrado, para evitar dificuldades na hora de realizar o pagamento por lote.
+
** '''[ve0002] Beneficiário, Pagador e Sacador Obrigatórios''' - É obrigatório informar o Pagador, o sacador e o beneficiário para os títulos cadastrados. O cadastro do boleto já deve verificar se a pessoa tem o CNPJ/CPF cadastrado, para evitar dificuldades na hora de realizar o pagamento por lote. Note que essa validação deve validar apenas títulos que tenham uma contra-parte com cadastro de CNPJ/CPF, impostos por exemplo estão isentos dessa validação.
***: '''Contas a Pagar''' - No caso de ser uma conta à pagar, o '''Pagador''' é nulo, pois é a própria empresa. O '''beneficiário''' deverá ser o mesmo o que o '''Pagador''' ou ser outra pessoa caso exista um intermediador entre as partes.;
+
**: '''Contas a Pagar''' - No caso de ser uma conta à pagar, o '''Pagador''' é nulo, pois é a própria empresa. O '''beneficiário''' deverá ser o mesmo o que o '''Pagador''' ou ser outra pessoa caso exista um intermediador entre as partes.;
***: '''Contas à Receber''' - No caso de ser uma conta à receber, o '''Sacador/Avalista''' é nulo, pois é a própria empresa. O '''beneficiário''' pode ser uma outra pessoa, caso a empresa esteja utilizando alguma financeira ou intermediador.
+
**: '''Contas à Receber''' - No caso de ser uma conta à receber, o '''Sacador/Avalista''' é nulo, pois é a própria empresa. O '''beneficiário''' pode ser uma outra pessoa, caso a empresa esteja utilizando alguma financeira ou intermediador.
 +
** '''[ve0005] Guias de Impostos e Contas de Consumo não podem ser do tipo crédito''' - embora óbvio, garante que no sistema não tente salvar alguma informação incoerente no sistema.
 +
** '''[ve0006] Validações da Guia GPS sem código de Barras''' - Validar campos obrigatórios da Guia
 +
** '''[ve0007] Validações da Guia DARF sem código de Barras''' - Validar os campos obrigatórios da Guia
 +
** '''[ve0008] Validações da Guia GARE/SP sem código de Barras''' - Validar os campos obrigatórios da Guia
 +
** '''[ve0009] Validações das Transferências''' - Validar os campos necessários para realizar a transferência como:
 +
**: Destinatário da Transferência esteja preenchido e com CPF/CNPJ válidos
 +
**: Banco destino tenha o Código do Banco e ISPB definidos
 +
**: Agência esteja Preenchido
 +
**: Conta Corrente com DV esteja Preenchido
 +
**: Finalidade da Transferência esteja Preenchida
 +
** '''[ve0010] Total de StatementVO''' - A soma dos valores do StatementVO gerados deve ser o mesmo que o valor final do BillVO.
 +
** '''[ve0011] Data de Pagamento e Competência seja o mesmo no StatementVO''' - A soma dos valores do StatementVO gerados deve ser o mesmo que o valor final do BillVO.
  
  

Edição atual tal como às 18h00min de 14 de agosto de 2019

A gestão de contas a pagar e receber será feita toda a partir de um único objeto (o BillVO), e uma única tela. Há várias maneiras de se cadastrar uma conta a pagar/receber no sistema, seja manualmente, através de uma nota. Cada parte do sistema criará os objetos e salvará, fazendo já a conciliação (atrelando à alguma conta financeira ou não) conforme os casos de usos das demais funções.

Uma conta à pagar/receber não é atrelada a nenhuma conta enquanto esta não for executada (paga ou recebida).


  • Validação Extras:
    • [ve0001] Código de Barras / Código Numérico Obrigatório - Devem conter sempre o código de barras, mesmo que o usuário entre a representação numérica, o sistema deve converter e salvar ambas as informações. Esta validação se aplica apenas para os títulos com códigos de barras como Boleto, Contas de Consumo, alguns tributos, etc.
    • [ve0004] Verificar se Código de Barras e Código Numérico são compatíveis - Garantir que ambos os valores salvos são referência um do outro.
    • [ve0002] Beneficiário, Pagador e Sacador Obrigatórios - É obrigatório informar o Pagador, o sacador e o beneficiário para os títulos cadastrados. O cadastro do boleto já deve verificar se a pessoa tem o CNPJ/CPF cadastrado, para evitar dificuldades na hora de realizar o pagamento por lote. Note que essa validação deve validar apenas títulos que tenham uma contra-parte com cadastro de CNPJ/CPF, impostos por exemplo estão isentos dessa validação.
      Contas a Pagar - No caso de ser uma conta à pagar, o Pagador é nulo, pois é a própria empresa. O beneficiário deverá ser o mesmo o que o Pagador ou ser outra pessoa caso exista um intermediador entre as partes.;
      Contas à Receber - No caso de ser uma conta à receber, o Sacador/Avalista é nulo, pois é a própria empresa. O beneficiário pode ser uma outra pessoa, caso a empresa esteja utilizando alguma financeira ou intermediador.
    • [ve0005] Guias de Impostos e Contas de Consumo não podem ser do tipo crédito - embora óbvio, garante que no sistema não tente salvar alguma informação incoerente no sistema.
    • [ve0006] Validações da Guia GPS sem código de Barras - Validar campos obrigatórios da Guia
    • [ve0007] Validações da Guia DARF sem código de Barras - Validar os campos obrigatórios da Guia
    • [ve0008] Validações da Guia GARE/SP sem código de Barras - Validar os campos obrigatórios da Guia
    • [ve0009] Validações das Transferências - Validar os campos necessários para realizar a transferência como:
      Destinatário da Transferência esteja preenchido e com CPF/CNPJ válidos
      Banco destino tenha o Código do Banco e ISPB definidos
      Agência esteja Preenchido
      Conta Corrente com DV esteja Preenchido
      Finalidade da Transferência esteja Preenchida
    • [ve0010] Total de StatementVO - A soma dos valores do StatementVO gerados deve ser o mesmo que o valor final do BillVO.
    • [ve0011] Data de Pagamento e Competência seja o mesmo no StatementVO - A soma dos valores do StatementVO gerados deve ser o mesmo que o valor final do BillVO.


Lançamento Manual

A tela de Contas à Pagar e Receber permitirá o lançamento de novas contas manualmente. Entre as contas estão os boletos, guias de impostos, contas de consumo e etc.

Pagamento por Lote Bancário

De acordo com as contas bancárias cadastradas, as contas poderão ser pagas através de lote bancário (pagamento por arquivo). O BIS gera o arquivo de Lote que deve ser enviado ao banco. Anotando o lote os IDs e demais atributos conforme a geração do Layout e do tipo de conta, para que depois, possa ler o arquivo de retorno e dar baixa/vincular os pagamentos realizados e erros.