Procedimentos do SAT

De BIS Wiki
Ir para navegação Ir para pesquisar

Procedimento SAT Novo

Ao adquirir um equipamento novo do SAT, os seguintes passos devem ser realizados na ordem correta descrita abaixo para evitar qualquer ou mesmo danificar o equipamento:


Note 64.png
Comunicação com a Internet
O equipamento SAT necessita de comunicação direta com o site da Receita Federal. Se for o caso, permita através do firewall ou similar acesso à qualquer endereço pertencente ao domínio "fazenda.sp.gov.br" na porta HTTPS (TCP-443) e qualquer endereço pertencente ao domínio "rnp.br" e "ntp.br" na porta NTP (UDP-123).
  1. Vincular o SAT ao Contribuinte
  2. Configurar código de ativação
    Se o aparelho é novo, será necessário configurar um novo código de ativação para ser utilizado no aparelho. Para isso utilize o BISSATHost e efetue a troca do código de configuração utilizando o código de ativação de emergência.
  3. Ativar o SAT
  4. Vincular Assinatura AC

Depois de todos os passos prontos, ao consultar o status do SAT no Sistema de Gestão e Retaguarda do SAT o equipamento deve estar com o status Ativo.

Vinculação do SAT ao Contribuinte

Vincular o SAT ao contribuinte é a operação de declarar a Receita Federal quem é o dono deste equipamento, e que está responsável pelo seu uso no momento.

  1. Acesse o Sistema de Gestão e Retaguarda do SAT.
  2. Faça o LogIn como contribuinte, preferencialmente utilizando o certificado do mesmo.
  3. Acessar a função através do Menu Equipamento > Ações > Vincular Equipamento SAT.
    Verificar se o CNPJ e a razão social mostrado na tela pertencem ao estabelecimento (ou filial) no qual o SAT funcionará.
  4. Preencher o número de série do equipamento SAT (o número deve constar no próprio equipamento) e clicar na figura “+” ao lado do campo.
    Obs.: é possível adicionar mais números de série. Para isso, basta preencher o número de série e clicar novamente no ícone “+”.
  5. Preencher o e-mail de contato como "suporteativo@biserp.com.br".
  6. Selecione “Aceito como válido o Certificado Digital fornecido pela Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo”.
  7. Clicar em “Enviar”.
  8. Confirme todos os dados! Caso todos os dados estiverem corretos clique em “Sim”.


Note 64.png
Confirmação dos Dados
É possível conferir os dados de vinculação do SAT pelo meno Equipamento > Consultas > Visualizar Equipamento SAT.


O SAT está vinculado ao Contribuinte caso a situação do equipamento constar como “Vinculado ao Contribuinte”.


Caso verifique que preencheu algo errado, vinculou ao CNPJ errado, selecionou a opção de certificado errada, etc. Enquanto a situação for Vinculado ao Contribuinte é possível vincular novamente.

Enquanto o equipamento estiver nessa situação também não é necessário Desvincular o equipamento do CNPJ se houver sido vinculado por engano.


Stop 256.png
Importante:
Sempre realize, após a vinculação do SAT, todos os passos: ativar o SAT e somente depois vincular o Aplicativo Comercial ao SAT. Não seguir todos os passos pode inutilizar o SAT.


Ativar o SAT

Para configurar o código de ativação (Ativar o SAT novo) o BISSATHost não tem essa funcionalidade enquanto escrevo este Wiki. Mas a Daruma fornece um utilitário para essa função. Baixe o aplicativo [aqui], na sessão do SAT, e siga os passos [deste tutorial].

Para o SAT da Tanca, baixe o ativador e drivers no [site da Tanca].

Não se esqueça que por padrão o código de ativação utilizado no BIS é 19820325 (Equivalente Criptografado para o Arquivo de configurações: 'qnymY2yunDRHqcluUwPsXuX3va4T5+0D').

Vincular o Assinatura da AC

Para vincular o código de ativação é possível utilizar o utilitário fornecido pela Daruma ou o BISSatHost. Para isso basta configurar os CNPJs do contribuinte e Software House no arquivo de properties do BISSATHost, bem como o código de ativação.

Para gerar o código de ativação o BIS tem um método BISUtilsCert.signContentSHA256andRSA(...) que faz o cálculo e gerar a chave. Nele deve ser utilizado o mesmo certificado que foi utilizado no cadastro da Software House no SGRSAT da mesma.


Gerar Chave de Segurança para WebService do SAT

A chave de segurança é utilizada para que o BIS possa se conectar no WebService do SAT e realizar validações sobre o envio dos arquivos para a SEFAZ.

  1. Acesse o Sistema de Gestão e Retaguarda do SAT.
  2. Clique no menu Sistema > Gerar Chave de Segurança
  3. Se não tiver uma chave no campo clique no botão Gerar Chave de Segurança.
  4. Se já existir uma chave você deve preferencialmente utilizar a mesma chave, pois ela já pode estar em uso por outros sistemas do cliente.


Resolução de Problemas

Verifique a seção Solução de Problemas.