Definindo Número de Versão

De BIS Wiki
Ir para navegação Ir para pesquisar

O versionamento do BIS é controlado por numeração de 3 partes: <Major>.<Minor>.<Revision>. Esses três números são incrementados de acordo com o tipo de alterações realizadas no sistema.

Major

A cada diferença entre uma versão "Major" e outra, costuma ser uma grande mudança no código ou interface existente do BISCore ou do Plugin. Geralmente são mudanças que interrompem a compatibilidade de sistemas que funcionavam com a versão anterior. Mudanças de componentes do ambiente de produção/desenvolvimento também podem causar incompatibilidade com as versões anteriores, neste caso essa versão deve sempre ser incrementada.

Minor

Incremento da numeração "minor" devem ser as mais comuns e frequentes. Esse número é incrementado a cada vez que alguma alteração é feita, uma nova funcionalidade, um novo módulo, um novo relatório, etc. Qualquer coisa nova, ou removida, qualquer alteração que justifique uma nova release, mas que não interrompa a compatibilidade com a versão anterior, este número deve ser incrementado.

Revision

Revision é um último controle de release, utilizado quando temos que fazer alguma correção de BUG de alguma release que não pode esperar para ser corrigida na próxima Major ou Minor release.

Release Candidate

Release Candidate é uma versão "prematura" do sistema para começar os roteiros de teste, não é uma versão para os usuários finais nem ambiente de produção. Essa versão é fechada quando terminamos a implementação vamos passar nos roteiros de testes.

O release candidate é acrescentado no final da versão com o sufixo "-rcX" onde X é o contador de releases candidates que já foram fechados para aquela versão, começando em 0. Após o fechamento da primeira RC correções devem ser feitas já no branch adequado para não misturar novas implementações em curso.

Zerando Contadores

Toda vez que uma versão é incrementada, ela deve zerar o número da contagem da parte menor. Por exemplo, se uma nova release cuja versão Major seja incrementada, obrigatoriamente as versões de Minor e Revision voltam à zero. Caso a nova release tenha a parte do Minor incrementada, a perte de Revision deverá ser zerada. A parte Major nunca será zerada, esta só cresce.

Note 64.png
Instalação a Conta Gotas
É uma boa prática instalar aos poucos nos ambientes de produção, pois se algum problema crítico passar não teremos uma enxurrada de ligações, reclamações e gente descontente espalhando que o sistema não presta.