BISUI

De BIS Wiki
Ir para navegação Ir para pesquisar

Esta classe é a manda chuva da sessão web do usuário. A partir desta classe é que as principais funções de controle da sessão do usuário logado no sistema são acessadas. Pense nesta classe como um "time saver" para simplificar o acesso as diferentes necessidades da hora do desenvolvimento da interface do usuário.

Quase todos os métodos desta classe são estáticos, ou seja não é necessário obter a instância da classe. No entanto esta classe é um Singleton, e algumas poucas funções estão disponíveis apenas a partir da instância que pode ser obtida a partir do método getInstance().

Note 64.png
Documentação
Este tópico pretende oferecer apenas uma visão geral sobre o funcionamento da classe. Para detalhes dos métodos e suas funcionalidades verifique o javadoc da classe.

Repetir toda a informação do JavaDOC aqui não só seria uma perda de tempo como a certeza de que ficamos fora de sincronia com o código.

Entre os serviços oferecido por esta classe estão:

Adicionar ou Remover Componentes de Tela

Métodos que permitem quem itens sejam colocados ou removidos da tela principal como por exemplo:

  • adicionar menus à barra de menus da tela principal; (Geralmente usado apenas pelo PresentationPluginManager
  • anexar uma nova janela, colocada na forma de aba na tela principal;
  • adicionar janelas tipo "popup" da própria aplicação que se sobrepõe a tela toda de forma modal.

Apresenta diversos métodos para exibição das caixas de diálogos do padrão do sistema:

  • mensagens de successo;
  • mensagens de erro;
  • mensagens de alerta;
  • mensagens de informações;
  • mensagens de notificações;
  • etc.

Além disse permite a exibição de caixas de diálogo personalizadas para perguntas simples ao usuário, para tomada de decisões rápidas.

Verificação de Permissão do Usuário Logado

Apresenta os métodos de hasPermission(...) e hasPermissionObject(...) que permitem validar facilmente se o usuário logado tem permissão a alguma chave de segurança e decidir entre a exibição de comandos ou dados na tela.

Location e Internacionalização

Há métodos para obter o Locale do usuário. Esse locale pode ser passado para componentes específicos como por exemplo componentes de datas, que vão formatar as datas para o padrão regional configurado na máquina do usuário.

Além das configurações regionais o Locale pode é utilizado internamente para traduzir o software automaticamente. Assim, o retorno de bundles (mensagens) também pode ser obtido por métodos específicos que encaminham a requisição automaticamente para o plugin responsável.