BISListWindow

De BIS Wiki
Ir para navegação Ir para pesquisar

A BISListWindow é uma classe filha de BISWindow. Sua funcionalidade é unificar o padrão visual para as telas de listagem, maioria do sistema. Esta classe deve ser usada quando a tela que desejamos fazer se encaixa no padrão da imagem a seguir:

Padrão Visual da BISListWindow

A BISListWindow apresenta sempre os dois paineis e uma barra de comandos:

  • Filtro: Destacado em azul, onde ficam os campos para filtrar os dados a serem exibidos e o botão de busca padrão.
  • Listagem: Destacado em vermelho, onde fica a lista de dados a serem exibidos. Filtrados de acordo com os campos do bloco de Filtro.
  • Botões: A área de botões fica na parte inferior direita, destacada em verde.

Seguindo sempre este padrão visual, a BISListWindow já tem o layout todo configurado sendo necessário apenas estende-la e implementar seus métodos abstratos que tem a finalidade de solicitar os "pedaços que faltam" para a montagem completa da janela. Por exemplo, entre os métodos estão:

  • getSearchPanelCaption(): cuja finalidade é obter o título do bloco de filtro, e,
  • getListPanelCaption(): cuja finalidade é obter o título do bloco de listagem.

Além de métodos para solicitar o layout do bloco dos componentes de filtro, o container a ser colocado na tabela, e assim por diante.

Deste modo, a BISListWindow permite que todo o código que define o layout e o padrão visual da janela fique centralizado. Facilitando a manutenção e evitando que cada janela fique diferente por "deslizes" dos desenvolvedores.


Note 64.png
Botões
Na BISListWindow os botões são totalmente configuráveis! A janela provê apenas um espaço específico para os comandos, mas não uma obrigatoriedade de botões. Os botões exibidos no ScreenShot são provenientes de uma subclasse da BISListWindow, a BISListAndManagerWindow. Caso as operações da tela que estiver desenvolvendo sejam praticamente os métodos do CRUD (Inserir, Alterar e Excluír uma entidade) confira a BISListAndManagerWindow.